Como Usar Sua Roçadeira

Confira as dicas de alguns cuidados que você deve ter na hora de usar sua roçadeira a gasolina. São procedimentos para você aumentar a vida útil de seu equipamento, independente se seu uso é profissional ou somente na sua propriedade.

Começando pelo começo:

  • Na hora de Ligar

Ahh, mas ligar é só puxar a cordinha e pronto, certo? Errado! Existem vários macetes para melhorar o funcionamento e garantir a sua segurança.

  1. Posição para ligar – Ligar ela no chão, sempre apoiada e com o aparelho de corte livre de obstáculos. Nunca funcionar o motor da roçadeira com ela no ar ou já presa no cinto. Além de ser muito mais difícil, o aparelho de corte fica solto no ar e pode acabar atingindo alguém ou algo que você não quer.
  2. Puxando a Cordinha – O sistema de ignição (a famosa “cordinha”) normalmente tem uma folga antes de rodar o motor da roçadeira. Nunca puxe a ignição desde o começo, dando um tranco nessa folga, pois isso pode comprometer o sistema. Se estiver na dúvida, puxe devagar até escutar o barulho do motor girando, e aí sim puxe de uma vez, forte e continuamente até o final.
  1. Usando o Afogador – Principalmente se sua Roçadeira for nova você deve ligar ela com o afogador acionado e provavelmente ela morrerá em seguida. Basta desligar o afogador e funcionar ela de novo, com o acelerador pressionado, que ela deverá funcionar normalmente.
  2. Marcha Lenta – Se você ficar sem acelerar e a roçadeira continuar morrendo, pode ser necessária a regulagem da marcha lenta. Quando o acelerador é acionado, um cabo acelera o motor por meio de um mecanismo. Existe um parafuso nesse mecanismo que regula a marcha lenta, basta apertar o parafuso até que o motor fique estável na marcha lenta. (vide foto abaixo).

parafuso-carburador-lenta-rocadeira

  • Aceleração
  1. Não pense que você está pilotando uma moto de corrida. Você consegue imaginar um carro ou moto andando sempre com o giro no máximo? Pois é, esse princípio se aplica à sua Roçadeira também e é um dos erros mais comuns na hora de manusear seu equipamento.
  2. Então existe a rotação perfeita? A resposta é sim e não. Isso porque a rotação vai depender do tipo de vegetação e aparelho de corte (fio ou lâmina, falaremos mais sobre isso depois) que você está usando. O ideal é achar uma rotação constante que faça o trabalho, quanto menor o mato, menor deve ser a rotação.
  3. Acelerando e desacelerando sempre? Variações na rotação sempre vão acontecer mas a recomendação é que você tente manter o mínimo de variação, portanto não fique acelerando e desacelerando constantemente. Isso porque, cada vez que você acelera e desacelera, todo o conjunto trabalha e se move, podendo te levar a uma oficina antes do tempo.

vamos falar um pouco sobre os cuidados de uso:

  • Limpeza e Lubrificação

Filtro de ar da Roçadeira

Um ponto importante é a limpeza do filtro de ar. Como todo o motor a gasolina, seja de 2 tempos ou 4 tempos, existe um filtro de ar que fica sujo com facilidade, principalmente quando falamos de roçadeira que está sempre trabalhando em contato com poeira, mato, etc. A recomendação é que o filtro seja limpo diariamente, após o uso. Como o filtro é basicamente uma esponja, você pode lavar apenas com água e sabão, e após enxaguado e seco já está pronto para uso de novo. IMPORTANTE: Cuidado para não deixar ele molhado, com risco de danificar o motor.

Lubrificação da Ponta

Estima-se que a cada 30 horas de uso seja necessária a lubrificação da ponta. Logo acima de onde você fixa a lâmina ou o carretel de nylon, existe um parafuso que dá acesso à engrenagem. Esse parafuso deve ser removido e uma graxa de rolamento deve ser colocada para aumentar a durabilidade dessa parte.

  • Combustível

Sempre Gasolina Comum

Ué, mas gasolina aditivada não é melhor? Nesse caso, não. Como o nome diz, gasolina aditivada contém diversos aditivos que podem ser “impuros” para o motor da sua roçadeira, fazendo com que ele possa ser danificado antes do tempo.

Mistura de óleo 2 tempos

Importante sempre respeitar a proporção indicada. Na maioria dos casos o óleo 2 tempos deve ser misturado com a proporção de 25:1, ou seja, 25ml de gasolina para 1ml de óleo. Normalmente essa informação vem no rótulo, mas na dúvida, sempre é bom se informar sobre a marca específica que você está comprando. Caso coloque muito óleo, sua roçadeira vai carbonizar o motor, causando perda de eficiência. Caso use pouco, ela não irá lubrificar e o motor pode fundir.

  • Lâminas de Corte e Fio de Nylon

Esse é um tópico que costuma causar muita dúvida. Quando usar Lâmina para Roçadeira? Qual a Lâmina ideal para Roçadeira? Quando usar o Fio de Nylon na minha Roçadeira? 

Lâminas de Corte para Roçadeira

São os equipamentos ideais para usar na sua Roçadeira. Por serem geralmente mais leves e cortarem mais fácil, forçam menos o motor e possuem mais eficiência. Com alguma pesquisa é possível encontrar vários modelos. Mas então, qual usar e quando usar?

2, 3 e 4 Lâminas

O mais comum é encontrarmos as lâminas de 3 pontas, com um formato parecido com uma estrela. O uso dessas lâminas é indicado para grama alta, mato, capim, braquiaria, mamona, etc. Importante saber que quanto maior o número de pontas, mais grossa a vegetação que poderá ser cortada com eficiência.

Como Afiar a Lâmina da Roçadeira

Como toda a lâmina de corte, após algum tempo de uso será necessária a sua afiação, sempre com a lâmina desmontada. Na hora de afiar a lâmina da sua roçadeira é muito importante que se observe se a largura das pontas ficará igual, principalmente se for usado um esmeril ou algo parecido, pois se as lâminas ficarem com peso diferente isso gerará vibração em sua roçadeira, causando problemas em todo o conjunto de transmissão e também no motor.

Lâminas de Serra

Essas lâminas são indicadas para corte de pequenas árvores. Normalmente são encontradas com 40 dentes e 80 dentes. Ambas são para a mesma aplicação, sendo que quanto mais o número de dentes, menos será forçado todo o mecanismo de corte.

Fio de Nylon para Roçadeira

O fio é indicado principalmente para fazer acabamentos e cantos onde há o risco de danificar a lâmina. Pode ser usado em gramados muito baixos também, porém recomenda-se usar a lâmina sempre que possível. Caso sua roçadeira não tenha o corte do fio automático (uma pequena lâmina que fica na proteção, perto do aparelho de corte), é também importante que o fio não fique muito grande para não forçar seu equipamento. Basta tomar como base o tamanho de uma lâmina ou então algo em torno de 2/3 da palma da sua mão.

Esse está longe de ser o guia definitivo ou a verdade absoluta. Apenas reunimos informações de técnicos e fabricantes de roçadeiras para facilitar sua vida. Aguarde que as próximas partes terão mais informações sobre o funcionamento e os cuidados que se deve ter com a sua roçadeira.

Tem algo que você queria saber? Está faltando alguma informação? Comente em baixo que nós respondemos com o maior prazer!

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150 comentários em “Como Usar Sua Roçadeira”

  1. Muito bom o artigo, mas não tem um vídeo também falando sobre o assunto e demonstrando a utilização e manutenção? Pois ajuda muito mais o entendimento deste artigo. E o que seria a marcha lenta e quando utilizar?

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    • Davi, Muito obrigado pelo seu comentário. Estamos providenciando a gravação do vídeo com a explicação de todo o conteúdo abordado nos dois artigos. Caso queira ver algo mais que não encontrou, basta comentar que adicionamos também ao vídeo.
      Sobre a lenta, na verdade se trata de sua roçadeira ficar funcionando sem acelerá-la. Muito comum algumas roçadeiras virem de fábrica com a lenta desregulada, fazendo com que ela morra se você não mantiver a aceleração. Como nesse caso você não pode deixar de acelerar, ela acaba gastando mais combustível.

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      • Tenho uma roçadeira Vulcan 43 cilin. Ficou 1ano parada e agora fui funcionar, ela só funciona com o afogador acionado. Quando volta o afogador, ela morre e não estou conseguindo regular.

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  2. Bom “Manual” de ajuda. Me solucionou algumas, MAS, no meu caso eu montei ela, (TERRA GR-430) liguei da maneira que foi ensinada no manual e funcionou perfeitamente por uns 4 minutos e então eu desliguei pois não iria usar no dia. (tinha uns 400ml de gasolina lá). Daí exatamente 5 dias depois eu tentei ligar e nada. Ela só liga com o afogador em ON, quando eu deixo em OFF ele desliga NA HORA! O que pode ser?

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    • Fernando, não recomenda-se deixar gasolina misturada com óleo no compartimento. Para esse caso, a recomendação é:
      – Misturar gasolina com óleo para o uso no momento, apenas. Nunca guardar gasolina com óleo misturados, nem no tanque, nem em nenhum compartimento.
      – Guardar gasolina sem mistura por no máximo 30 dias. Recomenda-se comprar apenas o que for usar.
      – Ao terminar o uso da roçadeira, funcionar ela até acabar a gasolina, pois o óleo pode perder sua lubrificação.

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    • Olá. Muito bom. Você comentou sobre o filtro de ar, mas eu também preciso saber quando é necessário substituir o filtro de combustível. Obrigado.

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  3. Adquiri uma roçadeira modelo 128R para pequenos serviços em minha residência. Porém o referido produto só tem me trazido dor de cabeça. Desde a segunda utilização vem apresentando o seguinte problema: Ligo a roçadeira com o afogado “puxado”. ela funciona normalmente, porém após alguns minutos não posso desacionar o afogador, pois ela “apaga”. Para conseguir utilizá-la, avanço um estágio do afogador, deixo o acelerador travado. Se eu tentar acelerar manualmente ela vai diminuindo a rotação, perdendo força e “apaga”. Utilizo combustível de boa qualidade. Óleo Husqvarna e misturador Husqvarna. Já levei 5 vezes na autorizada e o problema permanece. Sempre que levo na autorizada me dizem que foi só regulagem e sempre que retorno para casa ela sempre funciona normalmente no primeiro uso, porém sempre a partir da segunda utilização o problema retorna. Sigo todas as recomendações do fabricante. Utilizo sempre uma mistura nova e não deixo ela guardada com combustível no tanque.

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      • Minha roçadeira é uma vulcan 51,7cc começou dar uns pits q pareciam ser defeito no carburador levei na assistencia ainda na garantia e so faziam regulagem.Reclamei q limpeza e regulagem faço em casa já fiz em varias roçadeiras.que precisava de troca do carburador.Ficaram fazendo corpo mole.Ai agora vou fazer pegar e ela nada e simplismente duas puxadas ja basta pra encharcar a vela…ai é um nojo tira vela catraca virada p secar gasolina…e as vezes tem q fazer o ritual duas vezes e ainda regular a lenta.Dá vontade de colocar no lixo.Tenho uma Katana faz doze anos e não deu esse tipo de problema mesmo trabalhando muito.

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    • Olá Marcelo, tenho uma roçadeira que apresentava o mesmo problema, porém foi simples resolver.
      Repare que na alavanca do afogador tem uma legenda , um símbolo que indica que está aberto ou fechado. ou simplesmente está escrito on e off, com a minha , na hora de desligar o afogador eu puxava até o final , para o lado “off” aí ela morria , eu percebi que se eu puxasse somente até a alavanquinha ficar no rumo da palavra “off” ela funcionava normalmente.

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      • A Toyama está gastando muito combustível com o afogador para baixo. Só consigo acelerar com uma posição intermediária, quase fechado. O que fazer?
        Se

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      • Olá. Muito bom. Você comentou sobre o filtro de ar, mas eu também preciso saber quando é necessário substituir o filtro de combustível. Obrigado.

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        • Parabéns pela aula de explicação, quero relatar um fato,,,îcomprei uma roçadeira Nakasaki, apesar de seguir tudo certinho como manda as recomendações e nada, ela afogava e nada, fiz o teste da faísca e estava tudo ok,,,o defeito foi que o balançinhio do carburador estava travado (para baixo), aí eu mesmo desmontei e dei uma boa limpada na agulha do balançinhio e aí ficou 10. Abraço a todos do Empório das Máquinas 👏👏…

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      • Ola minha maquina é nakasaki 63 cc ótima na força mas quando esquenta,e eu desligo ñ pega ,ai espero uns7 minutos pega normal ,o que pode ser isso ?

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    • Essa roçadeira é o lixo da husqvarna, marca de renome que deu essa trementa mancada, carburador sem conserto nem ha reposição por outro que não de o mesmo defeito, devolve o equipamento todo, não tem conserto so com um novo carburador reprojetado.

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  4. Boa apresentação de dicas.Por favor, me tira uma dúvida:Minha roçadeira NAGANO só funciona legal com o afogador quase fechado. SE abrir o afogador ela embola e a lâmina perde a rotação. Por quê isso?

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    • Boa noite.
      Está correto, o funcionamento da roçadeira deverá ocorrer com o afogador desligado.
      A função do afogador é de facilitar a partida, não devendo ficar acionado após a mesma.
      Um abraço!

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  5. Olá, comprei uma roçadeira thorq 52 cc e estou na dúvida em relação ao tempo em que ela pode operar interruptamente. Porque coloco 600 ml de combustível já misturado e em pouco tempo de operação, ainda com combustível suficiente para o funcionamento da mesma, ela começa a morrer qdo é acelerada e depois não pega nem por reza braba. Só conseguido voltar a fazer funcionar após fria. Gostaria de saber se isso é normal. Se é por causa de ser ou não ser de uso profissional, pois, já li algo a respeito ou é regulagem de carburador ou defeito no equipamento. Resposta no e-mail informado, se possível.
    Abraços.

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  6. Gostaria que me tirasse uma duvida fui trabalhar com minha roçadeira e coloquei óleo de mais aí ela fumasou e parou de funcionar sera que bateu o motor ?? Era pra colocar duas tampinha aí coloquei quatro em um litro

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  7. Minha roçadeira é uma garthen cg 450 42,7 cc quando acelero escapa o cabo do acelerador e quando vou cortar grama com o acelerador travado o motor acelera mas o carretel de nylon nem o disco giram o ela tem? O que devo fazer?

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    • Pode ser que o cardã, que fica dentro do guidão da roçadeira tenha se desacoplado da embreagem, engrenagem gasta na ponta da roçadeira, por falta de colocação de graxa, pelo parafuso que fica na lateral da ponteira, ou o motor está carbonizado.
      1 – Solte os parafusos que fixam o cano do guidão que chega ao motor.
      2- Separe o motor do guidão da roçadeira, tente girar o cardã com a mão, para ver se a ponteira gira, se não girar, bata na ponta do cardã para encaixar ele na engrenagem da ponteira.
      3 – Se mesmo bem encaixado o cardã não girar a ponteira forçando o cardã com a mão é preciso trocar a engrenagem da ponteira.
      4 – Empurre o cano do guidão, até encaixar bem na embreagem do motor, e aperte os parafusos de fixação.
      5- Se não resolver o problema, retire a proteção do motor, solte os 2 parafusos que fixam o escapamento ao motor, e limpe o orifício do motor usando uma chave de fenda para retirar o carvão que fica impregnado obstruindo a saída de fumaça do motor, tomando cuidado para não riscar o pistão do motor, trabalhe com o motor virado de lado para a sujeira não cair para dentro do motor, quando conseguir avistar a parte de dentro do motor, puxe a cordinha até que o pistão suba tampando a saída e continue limpando com cuidado, assim a sujeira não ira para dentro do motor.
      6 – O passo 5 geralmente resolve 90% dos casos de não girar a ponteira mesmo com o motor acelerado, se ainda assim não resolver pode ser problema na embreagem.
      7- Solte os 4 parafusos que fixam a carcaça da embreagem ao motor, desacople a carcaça da embreagem do motor, existe uma mola que une as partes da embreagem, verifique se está tudo ok com está mola, tente afastar as partes da embreagem com uma chave de fenda para verificar se estão se movimentando, quando a roçadeira liga e é acelerada a embreagem se abre e as sapatas da embreagem encostam na peça onde o cardã encaixa.

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  8. Tenho uma roçadeira makita 411 ela trabalha até esquentar depois apaga . Aí depois ela pega mais quando acelerou ela apaga só funciona bem depois que esfria .
    O que pode ser?

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  9. Compramos uma FS120 e ainda não conseguimos trabalhar. Até conseguimos fazer funcionar, mas ao iniciar o trabalho ela perde força e apaga. Lembrando que a máquina é nova (sem uso). Alguém tem alguma idéias do que pode ser?

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  10. Boa tarde
    Tudo bem?!
    Possuo uma Fs 160 Sthil funciona mas as vezes quando estou usando começa a falhar e quando acelero parece que vai apagar mas solto o acelerador e volta ao normal. Já fiz a limpeza do carburador mas continua falhando não é sempre mas a falha existe. O pode ser?

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  11. Desculpe mas to de saco cheio dessa roçadeira Nagano ficou dando problema pra ligar e ficou um tempao na loja e agora ao ligar morre. Tô com vontade de jogar ela fora. Porcaria.

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    • Oi Lucas
      1- Verifique se está faltando algum parafuso da máquina. Veja se alguma coisa não está travando a ventoinha do motor.(peça que gira formando o campo magnético).
      2- Solte os parafusos que fixam o arranque da roçadeira, retire o arranque e puxe a cordinha para verificar se não está preso.
      3 – Tente girar com a mão o motor, pela parte de trás que está sem o arranque.
      4 – Se você usou a mistura certa, certamente não fundiu o motor, ainda assim se o motor não girar forçando com a mão, pode ser que o pistão esteja travado, antes de abrir o motor para ver o que está travando, faça o seguinte:
      Retire a vela e pelo buraco da vela bata no meio da cabeça do pistão usando um pedaço de ferro e um martelo, para ver se o pistão abaixa.

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    • Retire a vela e faça uma limpeza nela.
      Retire a mangueira de combustível do tanque, usando um pedaço de arrame dobrado na ponta, limpe o filtro de gasolina que fica na ponta da mangueira.
      Verifique se a mangueira não está furada.
      Ponha gasolina pura no tanque e aperte o prime até a gasolina aparecer na mangueira de retorno, espere 10 minutos e tente dar partida, com o afogador fechado.
      Caso não pegue, retire a vela e verifique se não está encharcada de gasolina, caso esteja a máquina está afogada. Seque a vela.
      Com a vela fora da máquina vire o motor para baixo, e puxe a cordinha várias vezes para que o excesso de gasolina saia pelo furo onde é fixada a vela.
      Desmonte o carburador e faça uma limpeza nele, usando gasolina e um pincel, desobstrua os furos do carburador com um arame fino.
      Importante, nunca deixe resto de gasolina no tanque, mesmo sem gasolina no tanque, ligue a roçadeira e puxe a cordinha para que ela queime a gasolina que fica no carburador.
      Atenção a roçadeira só pode funcionar com gasolina pura por no máximo 2 minutos, sobre risco de fundir o motor por falta de lubrificação, realizada pelo óleo 2 tempos.

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  12. Uma dica para quem possui roçadeira a gasolina com óleo dois tempos, ao menos da marca Stihl, da linha FS, quando ela apaga ao acelerar, normalmente depois de altas rotações e variações de rotação ou sempre que põe combustível frio depois da máquina quente.
    Se quando ligares a máquina fria a lenta estiver ok e acelerada de forma ideal e ocorrer o acima descrito, ligue e fique acelerando aos toques para não desligar, ponha a chave de regulagem no parafuso ( glicê ) da direita, que tem a letra L somente, abra 1/8 de volta e feche novamente, desligue não na chave, mas fechando o afogador. Não tente dar arranque, apenas abra o afogador e então dê arranque na lenta, sem acelerar, ela vai pegar igual como quando estava fria, na rotação regulada. Caso persista o sintoma, acelere e repita apenas o processo de desligar no afogador, abrí-lo novamente e dar arranque ( não pegará na primeira puxada e deixe na lenta ). Aprendi na marra, tenho uma FS 220 desde nova e sempre teve este detalhe de querer apagar depois de estar em uso. Espero ter ajudado.

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    • Edilberto me ada ml waths tbm tenho problemas com funcionamento da sthil fs 85,ela liga na primeira e tudo ,mas depois se eu deixo ela parada um tempo para descansar e vol.voltar a usar ela custa a firmar fica morrendo …au eu fico dando uma picao no acelerador ,até ela voltar a firmar ,um mecanico me disse que pode ser o reparo
      …bom enfim pega meu whats aí

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    • 1 – Abra a tampa do filtro do motor, desaperte os parafusos que fixam o conjunto do carburador, afaste o carburador e reaperte os parafusos de uma peça preta que fica atrás do carburador, junto ao motor da roçadeira, coloque a junta entre está peça e o carburador, reaperte os parafusos de fixação do conjunto (base do filtro e carburador)
      2 – Limpe a filtro de gasolina que fica dentro do tanque Retirando a mangueira para fora do tanque com o auxilio de um arame dobrado na ponta.

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    • 1 – Abra a tampa do filtro do motor, desaperte os parafusos que fixam o conjunto do carburador, afaste o carburador e reaperte os parafusos de uma peça preta que fica atrás do carburador, junto ao motor da roçadeira, coloque a junta entre está peça e o carburador, reaperte os parafusos de fixação do conjunto (base do filtro e carburador)
      2 – Limpe o filtro de gasolina que fica dentro do tanque retirando a mangueira para fora do tanque com o auxilio de um arame dobrado na ponta.

      Responder
  13. Bom dia!

    Ligo o afogador e dou partida, com isso a máquina liga e desliga normalmente como é esperado. Daí, mudo a posição do botão do afogador e ligo, ela liga e apaga, não funciona. O que seria?

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    • 1 – Abra a tampa do filtro do motor, desaperte os parafusos que fixam o conjunto do carburador, afaste o carburador e reaperte os parafusos de uma peça preta que fica atrás do carburador, junto ao motor da roçadeira, coloque a junta entre está peça e o carburador, reaperte os parafusos de fixação do conjunto (base do filtro e carburador)
      2 – Limpe a filtro de gasolina que fica dentro do tanque Retirando a mangueira para fora do tanque com o auxilio de um arame dobrado na ponta.

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      • Fiz isso é notei que a junta do carburador está danificada pode ser excesso de ar? Vou trocar a junta e o filtro de ar…. O problema é o mesmo relatado por todos aqui que possuem a 128 r da husqvarna… Só liga com afogador acionado .. Não segura na lenta

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  14. Ótimo artigo.
    O meu problema está com a aceleração, não estou conseguindo fazer a máquina elevar a rotação. Ela está ligando e ficando na lenta. Meu modelo e a fs80 da Stihl.

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    • Amigo, segue o manual e faça a regulagem padrão do carburador, isso acontece sempre nos modelos stihl. Se não achar que ficou boa vai girando os parafusos (H e L) até que fique o desejado, esse precedimento pode ser feito quando acelera a mesma e morre ou quando está difícil de pegar…

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  15. Comprei uma roçadeira einhell bg-bc 4, não consegui colocar em funcionamento de jeito nenhum. Segui todas a informações do manual, levei até uma pessoa que já trabalhava com roçadeiras que, inclusive, tinha feito uma base só para dar partida e nada. Terminei devolvendo para troca. A marca parece ser alemã más vi que a fabricação é RPC (China), é uma boa marca? Ou é melhor escolher outra? Alguma sugestão? Obrigado!

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  16. Tenho uma Toyama, só vou dizer que um trabalho de 4 hs, vira 3 dias, hora ela funciona e hora ela se recusa, às causas são diversas, o modelo é (TBC43SH).

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  17. Li vários comentários de usuários de roçadeiras. Todos tem um ponto em comum: problemas de funcionamento do motor, não importando a marca e a procedência. Comigo não é diferente. Problemas como não pegar com facilidade, funcionar só com o afogador aberto, apagar após um período de funcionamento e não voltar a funcionar quando quente, aceleração descontínua, etc. Prefiro não descrever o etc. porque não sobraria espaço. Senhores fabricantes, não somos totalmente leigos no processo de funcionamento de um motor a combustão. Temos alguma noção de diferenciação entre a tecnologia de motores 2 tempos e 4 tempos. Não está na hora ou até passando da hora de revolucionar esta tecnologia com novos processos que envolvem os motores 2 tempos?

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    • tenho uma roçadoira nova marca tools e veio muito acelarada mesmo sem acelarar a cabeça fica girando o que tenho que fazer para por a aceleraçam normal

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  18. tenho uma roçadeira Honda UMK 435 ela esta morrendo quando acelera e só liga com o afogador totalmente acionado se acelerar ela morre. so funciona na marcha lenta. o que fazer.

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    • Oi Pedro Paulo, pode ser entrada falsa de ar.

      1 – Abra a tampa do filtro do motor, desaperte os parafusos que fixam o conjunto do carburador, afaste o carburador e reaperte os parafusos de uma peça preta que fica atrás do carburador, junto ao motor da roçadeira, coloque a junta entre está peça e o carburador, reaperte os parafusos de fixação do conjunto (base do filtro e carburador)
      2 – Limpe a filtro de gasolina que fica dentro do tanque Retirando a mangueira para fora do tanque com o auxilio de um arame dobrado na ponta.

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    • Tenho uma honda 435T que morre morre e morre–Levei em toda e qualquer assistencia- Me comuniquei com a fabrica de Manaus—-Mas tudo continua—–Nao quero processar a Honda porque tive outra maravilhosa—Esta morre e para continuar preciso apertar a bomba de borracha do carburador para funcionar de novo—Dai ha pouco morre o mesmo problema–

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  19. olá bom dia,tenho uma toyama 43H e marcha lenta esta oscilando,vocês poderiam me mandar um tutorial de regulagem do carburador,pois moro em um local longe de oficinas
    deis de já agradeço.

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  20. Tenho uma roçadeira Stihl FS 85 nova, a mesma ladainha, trabalha uns dez minutos esquenta e começa falhar, ai tem que esperar esfriar, trabalhar dez minutos, parar …..Não sei o que fazer, já tentei de tudo.

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  21. Ola amigo.tenho uma roçadeira nakashi.ela esta com um poblema.trabalha beleza.mas se desliga ela nao fica querendo pegar.ja troquei o carburador.vela.e nada resouveu.o q pod ser.

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  22. Gostei das dicas e já anotei as que eu não sabia para praticar em minha roçadeira. Mas estou com um sério problema nela. Recentemente o motor da minha Husqvarna 226R travou o pistão, acho que ocasionado por partículas carbonizadas. Desmontei ela é consegui destravar. Notei que o travamento ocasionou um risco no pistão e no cilindro. Dei um jeito com uma micro retífica e montei tudo como estava antes. Agora o motor está destravado. Mas não sei se danificou alguma peça quando travou ou se eu fiz alguma coisa errada na hora da remontagem, mas agora a roçadeira não quer dar a partida mesmo com o afogador puxado e acelerador acionado. Fico puxando a “cordinha” igual um louco mas nada dela funcionar. Será que tem alguma coisa a ver com o pistão que está meio estranho, cheio de ranhuras verticais? Os anéis também estão um pouco folgados. Por favor, me dê uma luz. Muito obrigado.

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    • Oi Jeverson Contatto
      1 – Faça uma limpeza na vela usando um pedaço de lixa de água dobrado, o vão entre os eletrodos da vela deve ser de 06 a 07 mm, encaixe a vela no cachimbo, encoste a vela na carcaça do motor e puxe a cordinha para ver se tem faísca.Se a vela não tiver faísca troque-a.
      2 – Verifique se não inverteu as mangueiras, que entram no tanque. A mangueira de retorno (transparente) é conectada no tubo liso. A mangueira do filtro de gasolina é conectada no tubo com ranhuras.
      3 – Limpe o filtro de gasolina que fica dentro do tanque.
      4- Injete gasolina apertando o bulbo até ver a gasolina voltando pega mangueira de retorno.
      5 – Deixe o afogador fechado, solte o acelerador, de 3 voltas no parafuso da lenta no sentido horário.
      6- Se não funcionar desmonte o carburador, desobstrua os furos com um arame fino, ponha as pecas de molho em um recipiente com gasolina por uma hora, remonte o carburador seguindo a sequencia inversa da desmontagem.
      Quanto aos anéis os mesmos ficam um pouco folgados mesmo, porém aonde eles ficam no pistão, existe um pequeno pino, na vala aonde fica cada anel, você deveria ter girado os anéis até que uma das extremidade encostasse nesse pino.

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  23. Minha roçadeira liga normal mas se deligar a cgave ele n ta desligando mas ela n liga se a chave tiver desligada assim n sei se o problema seria a chave ou n?

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  24. Olá boa tarde, estive analisando todos os problemas de funcionamento de diversas roçadeiras e vi que quase todos esses defeitos já aconteceu nas minhas máquinas, entendam bem: não sou mecânico nem entendido em mecânica de roçadeiras, sou apenas um usuário muito curioso, não confio em muitos técnicos de assistências que parece expert em roçadeiras, mas que na verdade não resolve realmente o defeito da máquina e sim só quer lucrar vendendo peças e manutenção. Tenho mais de 5 anos que uso roçadeira e até hoje nunca levei minha máquina para conserto em oficina, eu mesmo resolvo o problema aqui em casa, ou seja, se for trocar peças, eu as compro pela internet ou na loja e através das pesquisas na internet como youtube por exemplo, com um pouco de paciência e tempo consigo resolver o defeito da minha roçadeira, mas é como eu disse; tem que ter tempo e paciência, mas vale a pena, porque cada defeito resolvido você já aprende e na próxima vez fica fácil. Eu só sei que de tanto esquentar a cabeça dos defeitos de minha roçadeira, tentar e com muito trabalho conseguir resolver, não tem defeito que eu não consiga resolver na minha máquina. Gostaria muito de ajudar a todos estes que tem problemas e estão descrevendo nesta página, mas prá mim fica quase impossível só com a descrição parcial do defeito, sem ver a roçadeira com o problema.

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    • Olá Acelino, tenho uma roçadeira da Husqwarna, modelo 128R. Uso a pouco tempo e estou com o seguinte problema: aciono a roçadeira e noto que logo que aciono, se acelero ela vai perdendo a força e desliga e se deixo funcionando normalmente em alguns segundos ela perde a força e desliga. Sabe o quê pode ser? Obrigado.

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      • Boa noite Ricardo, fica muito difícil diagnosticar o defeito sem ver a máquina, só pela descrição realmente não tem como dizer o que pode ser. Mas pelo que você diz, pode ser a mistura ar/combustível, falsa entrada de ar ou pode está carbonizada. Se você conseguir alguém que entende e possa verificar a regulagem da mistura seria bom prá ver se é isso. Depois veja se entre o carburador e o motor está vedado totalmente, caso contrário é um defeito e por último se possível retire o silencioso e verifique se a entrada e saída estão totalmente livre, sem obstrução nenhuma á passagem de ar. Também você pode verificar o suspiro da tampa do tanque de combustível se está livre e por último todo o sistema de alimentação de combustível que vai desde o filtro dentro do tanque até o carburador passando pela mangueira, veja se o filtro está totalmente limpo não oferecendo dificuldade à entrada do combustível; as mangueiras do filtro ao carburador se não estão com algum furo ou sujas e se possível verifique e limpe o carburador, nesse caso tem que entender um pouco para não danifica-lo porque é uma peça muito caro da roçadeira, na dúvida não abra o carburador pois poderá danificá-lo.

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      • Oi Ricardo, faca uma limpeza no filtro de gasolina que fica dentro do tanque, puxando o para fora do tanque com o auxilio de um pedaço de arame dobrado na ponta.
        Faça a mistura de óleo recomendada pelo fabricante, geralmente é: 40 ml de óleo 2 tempos para cada 1 litro de gasolina.
        Para fazer pegar, acione a chave liga e desliga, feche o carburador, precione o primer (bolha) por 3 a 5 vezes, puxe a cordinha até ela dar sinal que quer pegar, abra o carburador puxe a cordinha até pegar, acelere a máquina por 10 segundos, gire o parafuso da lenta no sentido horário até que a ponteira comece a girar, gire o parafuso da lenta no sentido inverso até a ponteira começar a parar de girar.
        Verifique se o coletor do motor, que fica logo atrás do carburador não está frouxo, se estiver balançando, solte os dois parafusos compridos que fixam o conjunto do filtro de ar e carburador, afaste o carburador e aperte os dois parafusos que fixam o coletor(peça preta) ao motor, passe os dois parafusos compridos pelo conjunto do filtro e carburador,encaixe a junta que fica entre o carburador e o coletor nos parafusos, encoste bem o carburador no coletor e aperte os parafusos grandes.

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  25. Olá galera ,que tal fazer um grupo no whats sobre dúvidas com.roçadeiras ,o dono da página poderia criar vou mandar meu whats 5596158256….minha roçadeira e uma sthil FS 85…..ela morre depois de usada ,e ficar parada por alguns minutos .ela custa a pegar ,aí eu vou dando umas cutucadas forte no acelerador umas quantas vezes ,e cada vez vou mais forte até ela firmar e da certo comigo ,um mecânico me disse que pode ser o reparo do carburador ,já tive uma roçadeira garthen cg 450,vivia na assistência ,até que descobriram que era o carburador com defeito ,mas até lá sofri com ela ,bom quem quiser ads aí no whats ,abraço a todos

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  26. Pensa numa porcaria de maquina, tem q ser magico pra usar essa droga, que comprei pra serviços leves, com todos os cuidados e recomendações ela só funciona quando quer….ROCADEIRA FS80 COM LAMINA 2 PONTAS – GSB 230-2 – STIHL… NUNCA MAIS….

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    • Oi Adnir, verifique os fios que estão chegando ao motor, procure por partes descascadas e isole com fita isolante.
      Retire a proteção do motor e verifique se os fios que vem da bobina estão encostando no motor, caso positivo desencoste-os e isole com fita caso tenham sofrido desgaste no plástico que cobre o fio.

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  27. Olá pessoal,
    Estou para comprar uma roçadeira, por recomendação de meu cunhado que mora no interior o qual só recomenda a marca Stihl e tem que ser o modelo FS120 com potencia de 1,8 hp, mas estou relutante, pois é para cortar grama e não mato pesado, então estou para comprar a FS 80 ou 85 que entendo me atender bem, mas o filho de uma boa mãe de meu cunhado alega que potencia baixa esquenta muito após umas 2 horas de trabalho, isso é verdade? O problema é que é ele que vai usá-la na minha casa de campo.

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    • Olá Israel bom dia, o seu cunhado tem um pouco de razão, é que não é bom você comprar uma máquina prá ser utilizada sempre no máximo da potência, ou seja, quase o tempo todo com o acelerador acima da média, porque além de esquentar mais, vai consumir muito combustível. Mas como você diz que é apenas para cortar grama, então pode ser o modelo de menor potência, agora fica limitado a isso, quando você quiser fazer um serviço mais pesado aí poderá sobrecarregar a máquina. Se o preço entre essas máquinas não for muito grande a diferença, eu te indicaria á máquina de maior potência entre essas que você citou, porque quem trabalhar com a máquina terá sempre uma margem de potência reservada, que é a segurança e conservação do motor e o desgaste e consumo é sempre menor. Espero ter ajudado.

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    • Olá Murilo bom dia, pelo que você está citando, parece que a sua máquina está com entrada de ar entre o carburador e o motor e isso não pode acontecer de jeito nenhum, nem o mínimo de ar pode entrar entre essas peças. Se você puder, tente retirar essas peças e faça uma verificação nas juntas entre elas e veja se está tudo perfeito, caso contrário limpe essas peças, veja se estão unindo perfeitamente sem a junta e coloque uma junta nova da mesma que você retirou. Se possível faça uma limpeza geral no carburador e no filtro de gasolina que fica dentro do tanque, verifique as mangueiras de combustíveis se estão com algum furo, caso contrário troque-as. Espero ter ajudado.

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    • Oi Murilo, antes de mexer no parafuso do carburador, faça o seguinte:
      1- Retire a mangueira de combustível de dentro do tanque com o auxilio de um arame dobrado na ponta, limpe o filtro de combustível que fica na ponta desta mangueira.
      2 – Solte os 2 parafusos compridos, que ficam aonde tem a espuma de filtro de ar, lave a espuma de filtro de ar com água e detergente de louça, esprema a esponja e ponha para secar ao sol.
      3 – Após soltar os dois parafusos grandes, afaste o carburador do motor, aperte com uma chave Philips os dois parafusos que fixam o coletor do motor (peça preta junto ao motor).
      4 – Passe os parafusos grandes, pelo suporte do filtro de ar, pelo carburador, ponha a junta de brita (junta que vai entre o carburador e a peça do coletor do motor), aperte bem estes parafuso na rosca do coletor.
      5 – Aperte o primer (Bulbo), por 3 a 5 vezes, com a roçadeira afogada, puxe a cordinha até ela dar sinal que quer pegar, abra o carburador e puxe a cordinha, se não pegar a roçadeira pode estar afogada, retire a vela e veja se está úmida, se estiver, limpe a vela,aproveite para passar uma lixa de água na ponta do eletrodo da vela, sem a vela no motor, vire o motor para baixo e puxe a cordinha varias vezes para sair o excesso de gasolina.
      6 – Regule o parafuso da lenta, que fica atrás da peça que se movimenta quando você aperta o acelerador dando 6 voltas no sentido horário, quando a roçadeira estiver funcionando normalmente regule este parafuso até que a ponteira comece a girar lentamente.
      7- Para regular o parafuso do carburador (mistura ar/combustível), faça o seguinte:
      Aperte o parafuso até sentir que está apertado, e afrouxe ele dando uma volta e meia a duas voltas no sentido anti-horário.
      8 – Se não der certo aperte todo o parafuso do carburador, e vai desafrouxando meia volta por vez, até achar o ponto ideal de funcionamento com o afogador aberto.
      9 – Retire a proteção do motor, soltando o parafuso que fixa a proteção ( geralmente e um parafuso envolto em uma proteção preta que fica na parte de cima da proteção), solte os dois parafusos que fixam o escapamento ao motor, retire o escapamento e verifique se a saída de ar do motor não esta obstruída por carbonização, caso esteja retire o carvão com o auxilio de uma chave de fenda, vire o motor de lado para que a sujeira não caia para dentro do motor, quando conseguir avistar o pistão puxe a cordinha até que ele suba fechando o orifício do motor, continue limpando, tomando cuidado para não riscar o pistão, está limpeza ira melhorar a força do motor.
      10 – Se ainda assim a roçadeira não funcionar você precisa abrir o carburador e fazer uma limpeza geral nele, desobstruindo os furos com o uso de um arame fino, deixe as peças do carburador em um recipiente com gasolina, por meia hora, movimente as peças para soltar a sujeira.
      11 – A mistura de óleo 2 tempos na gasolina deve ser de 40ml de óleo 2 tempos para cada litro de gasolina, utilizar sempre a mesma marca de óleo 2 tempos, nunca deixar sobra de combustível no tanque, mesmo depois da roçadeira desligar por falta de combustível, puxe a cordinha por 4 vezes para queimar a gasolina que fica no carburador.

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    • Oi Murilo, gire o parafuso da gasolina no sentido horário até sentir que está apertado e de 2 voltas no sentido anti- horário.
      Quando conseguir ligar e acelerar a roçadeira gire o parafuso até atingir a máxima rotação, e retorne ele um quarto de volta.
      Seu problema também pode ser entrada de ar falsa. Se o primeiro passo não resolver, retire a tampa do filtro de ar, solte os dois parafusos grandes que fixam o carburador, afaste o carburador e aperte bem os dois parafuso do coletor do motor (peça preta fixada no motor) passe os parafusos grandes pelo suporte do filtro, pelo carburador, encaixe a junta de brita entre o carburador e o coletor e aperte bem os parafuso grandes, deve resolver o problema.
      Lave o filtro de ar com água e detergente de louça, aperte com a mão a espuma e ponha para secar ao sol, retire o filtro de gasolina de dentro do tanque de combustível, com o auxilio de um arame dobrado na ponta, lave o filtro com água e detergente, e deixe secar antes de por de volta no tanque.

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  28. Ola,tenho uma roçadeira da marca yamasak,só tem beleza, quando eu consigo ligar ela fuciona, e basta esquentar e o motor e more só volta fúcionar quando esfria totalmente ,ou fica perdendo a força na lamina, já levei pro conserto nada resouvel. o que fazer;?

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    • O problema com a minha está na tampa de combustível, não sei porque o suspiro não funciona, tenta trabalhar com a tampa do combustível um pouco aberta.

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  29. Oi Murilo, o problema na sua roçadeira shindaiwa, pode ser entrada falsa de ar.
    Execute estes procedimentos antes de mexer na regulagem do carburador:
    1 – Retire de dentro do tanque a mangueira de gasolina, usando um pedaço de arrame dobrado na ponta, retire o filtro de gasolina e lave ele com água e detergente, deixe secar e reponha ele no tanque.
    2 – Lave também com água e detergente de louça o filtro de ar (espuma), esprema a espuma com a mão, deixe secar e reponha.
    3 – Verifique se o carburador não está meio solto, ou a peça preta (coletor do motor)que fica entre o carburador e o motor, caso está peça esteja frouxa vai causar entrada de ar falsa.
    4 – Retire a tampa do filtro de ar, solte os dois parafusos compridos que fixam o conjunto filtro de ar e carburador, afaste o carburador e aperte os dois parafuso que fixam o coletor do motor ao motor.
    5 – Para montar passe os dois parafuso pelo suporte do filtro de ar, pelo carburador, ponha a junta de brita ( junta que vai entre o carburador e o coletor), introduza os parafuso no coletor e aperte bem.
    6 – Executando o passo 5 acredito que sua máquina vai pegar e funcionar normalmente, caso você tenha mexido no parafuso de ajuste ar/gasolina faça o seguinte:
    7 – O ajuste exato para este carburador da shindaiwa na realidade eu não sei, mas tente este procedimento. Aperte o parafuso que tem uma molinha até sentir que está apertando, e gire ele no sentido anti-horário 1 volta e meia. tente fazer a roçadeira pegar, se não der certo vai abrindo mais meia volta por vez e vai tentando fazer ela pegar, no carburador da roçadeira toyama que é parecido com este
    o melhor ajuste se dá com 2 voltas e meia no sentido anti-horário.
    8 – Quando a roçadeira pegar aperte o acelerador até o final, e gire o parafuso da gasolina até atingir a máxima rotação, e afrouxe ele meia volta.

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    • Oi Edilson, em marcha lenta a lamina não deve girar, o motor funciona mas não ha aceleração suficiente para abrir as pás da embreagem, que vão encaixar no tambor da embreagem, fazendo a ponteira girar.
      Para regular a alta rotação, você precisa ligar a roçadeira em marcha lenta, após 1 minuto de funcionamento, já com o motor aquecido, aperte o acelerador até o final e gire o parafuso de regulagem de alta rotação, até o motor atingir a máxima rotação e retorne o parafuso em 1/4 de volta.

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  30. Boa noite, tenho uma roçadeira stihl fs 120 e ela desregula com muita frequência, sendo necessário retirar o carburador e fazer uma limpeza. Levei na assistência e eles disseram que é porque eu fico um período sem utilizá-la e isso acontece porque a gasolina que fica no carburador (mesmo esgotando a máquina após o uso) faz com que ela fique desregulada. Fico um período de 20 a 30 dias sem usá-la e já acontece isso. Gostaria de saber se isso é normal. Obrigado!

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  31. Bom Dia!!!! Pessoal peço ajuda para funcionar uma roçadeira shindaiwa srm 22. Acabei de montar e ficou alguma coisa errada:
    1) não consegui encaixar o fio terra
    2) o botão liga / desliga não desliga a roçadeira
    3) a roçadeira liga mas acaba morrendo.

    Obrigada e um bom dia!!!!!

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    • Oi Regina, o fio terra deve ser fixado com parafuso no bloco do motor (qualquer parte de alumínio que não tenha tinta.
      Após a roçadeira ameaçar pegar ou pegar e desligar, você deve abrir o afogador e puxar a cordinha, com o botão liga/desliga acionado, para que ela funcione.
      Se a lenta estiver muito fraca a roçadeira morre, gire o parafuso do batente da lenta no sentido horário até que a ponteira da roçadeira comece a girar e retorne meia volta.
      Retire a tampa do porta filtro, solte os 2 parafusos compridos que prendem o conjunto do porta filtro, carburador ao coletor do motor, afaste o carburador e aperte bem os 2 parafuso do coletor do motor (peça preta que fica junto ao motor logo após o carburador, ponha a junta entre o coletor e o carburador
      ponha o porta filtro e aperte bem os parafusos grandes na rosca do coletor para não dar entrada falsa de ar.
      Lave o filtro de ar e o filtro de combustível que fica dentro do tanque, use um arame dobrado na ponta
      pata puxar a mangueira para fora, use detergente de lavar louça e água para lavar os filtros, deixe secar ao sol e reponha na roçadeira.
      Se o botão liga/desliga não desliga a roçadeira, basta fechar o afogador e apertar o acelerador que ela vai desligar.

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    • Oi Cristiano, pode ser filtro de combustível sujo dentro do tanque, vela suja ou entrada falsa de ar.
      retire o filtro de dentro do tanque com o auxílio de um arame dobrado na ponta, lave o filtro de combustível e o filtro de ar com detergente de lavar louça e água, deixe secar ao sol e reponha na roçadeira.
      Retire a vela e passe uma lixa de água 120 na ponta dos eletrodos para eliminar resíduos de queima de combustível, sem a vela no motor vire ele de lado e puxe a cordinha de arranque por 10 vezes para eliminar restos de combustível dentro do motor, realize este procedimento sempre que suspeitar que o motor está afogado.
      Solte os 2 parafuso que prende o conjunto porta filtro, carburador ao coletor térmico do motor (peça preta junto a o motor, afaste o carburador e aperte bem os 2 parafuso do coletor, passe os parafuso compridos pelo porta filtro, pelo carburador, pela junta que fica entre o carburador e o coletor e aperte bem estes parafuso no coletor, para evitar entrada falsa de ar.
      verifique se as mangueiras de combustível estão ok, sem furos ou rachadas, a mangueira de combustível fica conectada no tubo do carburador que tem estrias, já a mangueira de retorno geralmente transparente e mais curta, fica conectado no tubo liso do carburador.

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  32. Tenho uma roçadeira Husqwarna 236R. Comprei nova em abril/2017. Sempre que vou usar a mesma a marcha lenta tá desregulada e é um sufoco pra regular. Aí uso um tempo, desligo e quando vou usar novamente começa o problema tudo de novo. Por que isso acontece? Como faço para ela não desregular tanto? Obrigado,

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    • Oi Ricardo, regule a marcha lenta sem acionar o acelerador, até a ponteira começar a girar e retorne o parafuso aos poucos esperando um pouco para ver se a ponteira para de girar.

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  33. Olá estou com problema com minha Motosserra Kawashima 56 cc ela sempre funcionou perfeita .mas a um mês estava com ela cortando uma madeira ela morreu .tentei ligar ela pegou e morreu de novo e é nunca mais funcionou. Detalhe está afogando eu faço o procedimento de desafogar tirando a vela e virando pra baixo ela funciona a ela um pouco e morre e volta a afogar e a gasolina está passando do tanque pra dentro do motor . Só né a gasolina do tanque e aparece dentro do motor . Alguém pode me ajudar ?

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    • Oi Daniel, retire a vela, seque a vela com um pano e passe uma lixa de água 120 na ponta dos eletrodos, para eliminar resíduos de queima de combustível, sem a vela no motor vire o motor de lado com o burrado da vela para baixo e puxe a cordinha de arranque por 10 vezes para eliminar todo o excesso de combustível dentro do motor.
      Retire toda a gasolina do tanque, retire o filtro de combustível de dentro do tanque com o auxílio de um arame dobrado na ponta, lave o filtro de combustível e o filtro de ar com detergente de lavar louça deixe secar ao sol e reponha na motosserra.
      Faça uma nova mistura usando gasolina nova comum e óleo 2 tempos na proporção de 40 ml de óleo para cada litro de gasolina.

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  34. Olá estou com problema com minha Motosserra Kawashima 56 cc ela sempre funcionou perfeita .mas a um mês estava com ela cortando uma madeira ela morreu .tentei ligar ela pegou e morreu de novo e é nunca mais funcionou. Detalhe está afogando eu faço o procedimento de desafogar tirando a vela e virando pra baixo ela funciona um pouco e morre e volta a afogar e a gasolina está passando do tanque pra dentro do motor . Some a gasolina do tanque e aparece dentro do motor . Alguém pode me ajudar ?

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  35. Boa tarde chamo-me Artur. Comprei uma roçadora Kraftech Germany de 55cc, eu sei que pelo preço e comprada no olx que é chinesa mesmo andei a ver outras marcas na net e dá para perceber que as máquinas são iguais, pois as diferenças são os autoculantes que destinguem as diferentes marcas. Existe forma de eu saber se a máquina realmente é de 55cc? Onde posso arranjar o manual desta máquina? Tenho pesquizado bastante mas não consigo arranjar o manual na net, o manual que ela traz é de uma máquina de 43cc e veio sem capa, mas ao ler o manual vi que é de uma máquina de 43cc. A máquina trazia um frásco de 500ml para fazer a mistura de 25:1, o problema é que o frasco leva 500ml de gasolina e cerca de 80ml de oleo. Eu não reparei e andei a trabalhar com a máquina umas 4 h com esta mistura estupida, quando percebi que a máquina quase que bebia mais oleo que gasolina fui pesquizar para ver se as minhas contas batiam certas e realmente a minha desconfiança bate certo pois tem de ser 500ml de gasolina para 20ml de oleo. Posso continuar a trabalhar com a máquina ou tenho de fazer alguma manutenção? Se alguém poder ajudar eu agradeço.

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    • Oi Arthur, a quantidade a mais de óleo faz com que o motor venha a carbonizar mais rápido que o normal, e também prejudica na explosão da gasolina, o motor trabalha fraco as vezes falhando como se estivesse afogado.
      Como você só trabalhou 4 horas, com está mistura muito rica em óleo, não deve ter causado maiores problemas ao motor, que por ser novo, recebeu uma boa lubrificação de início.
      O mais importante de agora em diante é fazer a mistura correta, e lavar o filtro de ar sempre que usar o equipamento, vale a pena também retirar a vela e passar uma lixa de água 120 na ponta dos eletrodos para eliminar resíduos de queima de combustível.
      Se percebe que a mistura está rica em óleo, quando após 5 minutos da roçadeira funcionando, a fumaça que sai pelo escapamento é branca, fazendo uma nuvem atrás da roçadeira, o normal é só um pouquinho de fumaça.

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  36. Boa tarde ! Comprei uma Yamasaki ry 52 montei de acordo com o manual coloquei a gasolina com o óleo dois tempos fiz todos os procedimentos mesmo assim ela não liga !!!! Vcs tem alguma dica que possa me ajudar !!!!

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    • Oi Rogério, retire a vela do motor, passe uma lixa de água 120 na ponta dos eletrodos, limpe a vela, encaixe a vela no cachimbo de vela, acione o botão ligar e encoste a vela na carcaça do motor, puxe a cordinha de arranque e verifique se tem faísca na ponta da vela, se tiver faísca o sistema elétrico está ok.
      Reponha a vela no motor da roçadeira.
      Faça uma nova mistura com gasolina nova comum e óleo 2 tempos na proporção de 40 ml de óleo para cada litor de gasolina, agite bem a mistura e ponha no tanque.
      Acione o botão ligar.
      Aperte o bulbo prime (bulbo bolha) que fica no carburador por 3 a 5 vezes para injetar gasolina no carburador.
      Feche o afogador, e trave o acelerador em meia aceleração, através do pino que fica do lado do acelerador.
      Puxe a cordinha de arranque até ela pegar ou ameaçar pegar.
      Abra o afogador e puxe a cordinha de arranque até ela pegar.
      Se não pegar o motor vai estar afogado, neste caso retire a vela e vire o motor parta baixo, e puxe a cordinha de arranque por 10 vezes para eliminar o excesso de combustível dentro do motor, seque a vela e reponha no motor e tente fazer ela pegar.
      Gire o parafuso da lenta no sentido horário 3 voltas, como se estivesse apertando.
      Se quando máquina pegar ela ficar girando sem parar, basta ir afrouxando o parafuso da lenta até ela parar

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    • Oi Rogério, faça uma nova mistura com gasolina nova comum e óleo 2 tempos na proporção de 40 ml de óleo para cada litro de gasolina, agite bem a mistura e ponha no tanque.
      Encaixe bem o cachimbo da vela na vela.
      Verifique se os fios estão conectados corretamente.
      Aperte o bulbo prime (bolha) por 3 a 5 vezes, feche o afogador a acione o botão ligar, trave o acelerador em meia aceleração.
      Puxe a cordinha de arranque até a roçadeira ameaçar pegar ou pegar e desligar.
      Abra o afogador e puxe a cordinha de arranque até ela pegar, deixe na lenta por 2 minutos para aquecer o motor e já pode começar a trabalhar.
      Evite acelerar muito o motor nas primeiras 40 horas de uso, se puder misture 45 ml de óleo 2 tempos nas primeiras 40 horas, para melhorar a lubrificação.
      Retire o parafuso da ponteira da roçadeira e ponha 40 ml de graxa de lítio pelo orifício, com a ajuda de uma seringa para injetar a graxa, faça este procedimento a cada 40 horas de uso da roçadeira.
      lave o filtro de ar sempre que usar a roçadeira, utilizando detergente de lavar louça e água, deixe secar ao sol e reponha na roçadeira.
      Se a roçadeira não pegar após puxar a cordinha de arranque por 5 vezes, provavelmente o motor esta afogado, neste caso retire a vela e seque com um pano, vire o motor de lado e puxe a cordinha de arranque por 10 vezes para eliminar excesso de combustível dentro do motor, faça este procedimento sempre que suspeitar que o motor está afogado.

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  37. Comprei uma rocadeira husqvarna 553RS nova. . Mas a corda de partida está travada (pesada) ainda não consegui faze-lá funcionar,
    É normal ?
    Tem alguma dica? Ou é defeito de fabricação. ?

    Responder
  38. Comprei uma roçadeira tssaper Monteiro conforme explica no manual, mas não consegui dar a partida de jeito nenhum, tentei de tudo mas não ligou, o que faço pra resolver esse problema?

    Responder
  39. Ganhei de herança uma roçadeira sthill fs160 porém acho que ela tem algum problema pois sem o filtro de ar ela funciona bem e com o filtro parece estar afogada nem liga já tentei sem o filtro só a capa porém continua com o mesmo problema o que dá pra fazer neste caso?

    Responder
  40. Tenho una rocadeira marca Terra GR430, uso apenas para contar o gramado daqui de casa, tenho ela a 4 anos, mas uso com pouca frequência, de uns tempos pra cá, ela perde a força no meio da roçada e morre, ja fiz uma boa limpeza no carburador e o que tenho notado é que a regulagem de ar no parafuso não parece fazer muita diferença, ela tem apenas 1 parafuso pra regular a alta.

    Responder
  41. Bom dia pessoal. Como Estão vocês?
    Bem, tenho uma roçadeira Toyama rt 43 l, bem , ela era uma guerreirinha até começar apresentar uma série de problemas, o da vez e o que mais tem incomodado é que ao liga-la ela funciona alguns minutos e então após aquecer ela “expulsa” o cabo que vai na vela e apaga, rotineiramente, alguém pode me dar uma luz do que pode estar ocorrendo?
    Deste já grato!

    Responder
  42. Boa tarde tenho uma roçadeira Sthil FS80 que esta apresentando o seguinte problema

    Quando ponho gasolina no reservatorio, a mesma vai para dentro do motor e ocasiona o calço hidraulico, como faço para resolver ?

    Responder
  43. Olá Acelino, comprei uma roçadeira intech, usei uma vez, mais ou menos uns 40 minutos, no final até o combustível acabar. Daí dois dias fui usar e não pega nem com reza brava. Pressiono o injetor, limpei vela e nada. Qdo puxo a corda e dou partida a primeira vez, parece que vai pegar, depois nem dá mais sinal que vai pegar. Por favor, peço a sua colaboração.

    Responder
  44. Minha roçadeira husqvarna 345 FR, está saindo combustível pela descarga e pela vela e encharcando quando puxo o cordão pra dá partida o quê será?

    Responder
  45. Boas pessoal,

    Tenho uma roçadora kawasaky tj53 e tenho um problema que me parece ser de regulação do acelerador.
    Passo a explicar. Já há uns meses que não pegava na roçadora e agora fui usá-la, coloquei na posição de “ar fechado”, o manípulo para cima, e depois de o motor estar a trabalhar coloquei o manípulo para baixo, “ar aberto”. Acontece que quando começo a baixar esse manípulo a roçadora começa a acelerar sozinha, o fio roda a grande velocidade. Apenas consigo que o motor funcione sem o disco/fio girar voltando a colocar o manípulo para cima, “ar fechado”. Depois de estar nessa posição tentei acelerar e a roçadora vai abaixo, desliga.
    Se alguém poder ajudar agradecia imenso.
    Obrigado.

    Responder
  46. Olá.
    comprei uma roçadora Einhell GC e á terceira utilização não consigo colocar a trabalhar de novo, porque o cabo não puxa pelo motor de arranque. Puxo e nada. Ele enrola certo, mas rodar o motor, nada.
    O que fazer?

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  47. A Stihl tem esse detalhes e aprendi no tapa. Ela apagava ao acelerar quando recém ligada. No começo, eu desligava fechando o afogador, abria com ela desligada e ligava novamente. Mas aí, de vez em quando, ele apanhava depois que esquentava e trabalhava em rotação média-alta ou quando reabastecia com gasolina fria, eu abria um pouquinho o botão L e melhorava, mas gastava muito. A dica então é fechar um pouco o afogador de forma que não apague e trabalhar, pode levar um minto ou uns 5 minutos e ela vai “apanhar”, muda até a batida do motor, aí é só abrir o afogador e trabalhar. Já se o problema for perda de força ao começar o trabalho, mas sem cortar nada tiver rotação, primeiro o cara olha o filtro e o feltro se estão limpos, se tiverem ou se depois de limpos o problema continuar, tirar vela e olhar: se estiver empapada de óleo, lavar com gasolina, pode ser misturada mesmo, e deixar secar, mas se tiver uma casca branquicenta, pegue uma lixa fina e passe algumas vezes de leve por dentro no metal e depois vire e passe umas vezes de leve no carvãozinho, pois essa “casca” não deixa produzir faísca o suficiente, que é o que queima o combustível. Pra encerrar: guardar sem combustível é lenda! Ligue uns minutinhos todos os dias ou dia sim/dia não, se não for usar pra manter os anéis lubrificados e não criar essa casca desgraçada. Aliás, mais uma dica, se for trabalhar certo tempo, um tanque ou mais ou for trabalho pesado, deixe ela ligada na lenta entre 7 minutos – 10 minutos, os anéis ficam engraxadinhos e gastará menos combustível – antes de aprender isto, o primeiro tanque se consumia na metade do tempo, aí notava que o segundo tanque não acabava mais, pois ela já estava bem lubrificada. Observe as mudanças e tente entender o funcionamento que ninguém ensina muito além de “leve em uma autorizada”. Ah, última, para cortar com fio, uma volta e meia no H e uma volta no L, para cortar de navalha é uma volta em cada um destes dois.

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  48. Comprei um Roçadeira Garthen BG 430 do meu tio, ela estava funcionando tudo Ok, mais aí eu coloquei óleo em exesso. Ela liga tanto com o afogador ligado ou desligado, mais quando vou acelerar ela, as vezes ela perde a força e apaga e quando ela pega velocidade ela começa a sair muita fumaça e óleo pelo escape.
    Já tirei toda gasolina, depois fiz uma mistura coma quantidade certa de óleo, ela parou de fazer fumaça, mais o problema do óleo saindo do escape ainda continua.. Alguém me dá alguma dica??

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  49. Eu sou o marcelo tenho uma intech machine e quando coloquei uma lamina tres pontas ela comecou a tremer e nao rocava o mato e agora ligo ela fica um tempo ligada depois morre nao sei o que e sera porque uso ela com afogador ligado

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  50. Boa tarde. Gostei muito da materia apresentada. Sigo alguns passos, como manter uma aceleracao constante, mistura de combustivel, etc. Entretanto hj minha roçadeira esta apreseentando um problema e que ao fazer orçamento, cada um apresenta uma coisa. O q ocorre. Ligo, funciona por alguns minutos, morre e nao pega mais, so depois de muito tempo. O q pode estar acontecendo?
    Ja troquei carburador, cabecoto, pistao, aneis de seguimento, velas…. nao sei mais o q fazer.

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  51. Minha roçadeira do nada começou a disparar e não consigo fazer a regulagem. Não sei o que esta ela pega e imediato dispara em rotação máxima, aí eu desligo ou puxou o afogador pra ela parar. O que pode estar acontecendo com o disparo do motor, aceleração intensa sem mais ou menos. obrigado

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  52. Olá . Comprei uma roçadeira tekna rl430 ,usada no mercado livre .quando liguei percebi que não tem lenta ,a lamina gira em alta rotação, ja verifiquei o parafuzo que empura o acelerador.

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  53. Só uma dica a quem quer ficar livre de levar a roçadeira toda hora na assistência técnica, usem gasolina lavada, retirem o álcool do combustível colocando água e decantando (separando a fase água + álcool da gasolina pura) é ele que forma a goma quando o combustivel residual seca. Depois a goma seca e fica aquele pó amarelado que entope os bicos injetores (de alta e baixa)
    Motor 2 tempos não foi feito para queimar álcool pois é de compressão baixa. Gasolina com álcool só queima bem em carro flex. Roçadeiras, motosseras, geradores, tudo com baixa compressão, álcool só atrapalha e suja tudo, faz corrosão.

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  54. Olá boa, estou pensando em comprar uma roçadeira, mas é a primeira vez, alguém poderia me ajudar?
    Diante de vários problemas que vi de alguns usuários desta ferramenta, fico na duvida que marca comprar, por gentileza, poderiam me dizer qual a melhor.

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  55. Olá tenho uma roçadeira Marca Terra GHR430, faço a manutenção como foi descrito no artigo desde quando adquiri, o serviço feito a cada 15 dias numa area de 1000 m , agora começou a perder a Força após algumas horas trabalhadas, fiz a troca da embreagem pensando ser desgaste, mas não resolveu, o que pode estar ocorrendo.

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  56. Vale a pena comprar uma roçadeira da Husqvarna 553RS nova, mesmo que ja tenha saido de linha? Era da algum problema que eu possa perder o equipamento?

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  57. Qual a posição que devemos deixar a maquina após o uso, seja ela Sthil ou de qualquer outra marca.
    Em pé na parede com o motor para cima ou deitada.
    Devemos retirar o combustível que sobrou.

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  58. Tenho uma roçadeira Toyama TBC52H eu estava trabalhando com ela e a mesma parou de funcionar o combustível estava bem pouco, preparei e coloquei mais combustível porém não consegui mais ligar a roçadeira a corda de partida esta muito pesada, quando tiro a vela a corda fica livre normal e quando fecho o furo da vela com dedo a corda volta a ficar pesada e não da partida. O que pode ser esse problema, parece que tem ar dentro do motor que impede o funcionamento do pistão.

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  59. olá! Tenho uma roçadeira terra grh 430, tive um problema referénte a regulagem do carburador, sendo que a queima estava irregular e a maquina morria quando acelerava, testei o método da meia volta no carburador, e ela se regularizou, porém posteriormente ligava e morria, acabei retirando o parafuso da regulagem de ar/combustivel, e não mim recordo quantas voltas dar no sentido anti-horario para iniciar a queima no motor, quantas voltas vocês recomendam pra mim conseguir dar a partida ? 2 e meia ?

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  60. Minha rocadeira garthen partida trava com a vela se eu tira a vela ela gira normalmente a vela está com as arruelas ja olhei se eu tirar vela e tapar com dedo trava tambem o que pode ser

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  61. Tenho uma AZEN HT-002B (52cc), pouco uso.
    Soltaram alguns parafusos, ela esquentou e parou de funcionar, dá um sinal de partida e nada mais. Foi trocado o carburador, o magneto e juntas.
    Foi descarbonizado o pistão o qual se apresenta com ranhuras de desgaste abaixo dos anéis.
    Tentei nova regulagem dos dois parafusos de marcha lenta e do parafuso de gasolina
    (aquele grande do lado) e nada.
    Alguem pode me ajudar?
    Muito obrigado

    Vicentine

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